segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Todo castigo pra corno é pouco


Esses dias estava indo jantar com a Lo. Parei para abastecer no caminho, e na entrada do posto de gasolina dei uma maneteada, escorreguei com uma roda pra dentro de uma boca de lobo e PUM! - lá se foi o pneu.


OK, essas coisas acontecem.


Estava chovendo pra cacete e nós estávamos dentro do posto, de maneira que pedi a ajuda de um frentista para trocar o pneu. Prontamente o jovem deu de mão no macaco e começou a girar a manivela: nheco, nheco, nheco. Nesse momento intervi e perquiri se não seria prudente afrouxar os parafusos antes de erguer o auto. Ouvi como resposta que "cada um tem seu jeito de trocar pneu, mas se o sr. quer assim...". Após afrouxar os dito-cujos, o próximo movimento do mancebo foi encaixar o macaco diretamente na lataria do meu carro e começar a girar a manivela novamente. Obviamente me intrometi e solicitei que o encaixe fosse realizado de maneira a levantar o carro, e não destruir a lanternagem. Nessa altura ele admitiu nunca ter trocado um pneu antes. Quem diria, eu nunca imaginaria isso. Mas de qualquer forma, imaginem a felicidade desse profissional, agachado ao pé de um carro numa chuva monumental, com o guids branco todo engraxado e ainda ouvindo pitaco de um mané que nem pra trocar pneu se presta. Pelo menos ganhou R$ 10,00 no final, que depois descobri ser mais do que cobram pra trocar um pneu numa casa especializada.


De lá fui no Chacralino, meu fornecedor oficial, para consertar o pneu danificado. Obviamente o dano era irreparável. Perguntei se não haveria um estepe à venda, um daqueles bons da Robauto. Há? Claro que não há.


Passei dois dias pensando em como economizar no pneu. Aí tive uma grande idéia. Fui no Carrefour e comprei o pneu com Vale Alimentação, pela módica quantia de R$ 279,00. Saí faceiro, com o pneu num carrinho de supermercado. Voltei no Chacralino para fazer a substituição do pneumático. ÓBVIO que eu tinha comprado o pneu errado. Achei que o modelo (P6000) era suficiente, mas descobri que aquele monte de números no lado do pneu NÃO eram o CNPJ da Pirelli. Ó vida. Voltei no Carrefour e depois de encarar uma fila monstro com um pneu debaixo do braço troquei o maledetto por um DVD player e uma porrada de ração de gato.


Aí me rendi. Cheguei à conclusão que ia ter que abrir a mão. Fui no fornecedor oficial Pirelli, a EXCELSIOR PNEUS, compre aqui e pague rodando... a bolsinha. Comprei o pneu, mais a geometria, balanceamento, cambagem, alinhamento, o cazzo. Pela bagatela de R$ 328,00.


Ah. E também descobriram que os amortecedores dianteiros estão vazando. Que delícia!


Saí da Excelsior rodando pela Sertório e percebi que para andar com o carro reto eu precisava ficar com a direção num ângulo de 45o para a esquerda. Voltei pra loja. Alinha a direção, faz a geometria, alinhamento, etc. de novo. Ficou a mesma coisa depois? Claro que não. Porca miséria.


Isso foi na semana passada. Hoje deixei o carro no chapeador por causa de uma batidinha básica que eu dei no mês passado. Fora isso, esse mês eu só vou ter que trocar os amortecedores, a surdina, pagar o IPVA e renovar o seguro. É mole?


Uma última coisa, para vocês se divertirem um pouco mais. Essas são as avaliações feitas por usuários do meu pneu, o PIRELLI P6000 175/60/R14 (nunca mais vou esquecer esses números) conforme o site http://www.ivox.com.br/, seguidos dos meus comentários.


"Sociável e familiar" - poxa, esse é pra casar.

"Bom e bonito" - está melhorando...

"EXCELENTE PERFORMANCE" - Uh lá lá!

"Pneu Multimídia" - será que toca mp3? Malditos coreanos.

"Desgaste alto mas bom em água" - essa é a MINHA definição.

"Bom no seco horrivel no molhado" - ops! e por falar em divergências de opinião...

"Estável, mas caro" - tá caro tudo né?

Um comentário:

Cacilda Becker disse...

Carro é como uma segunda família, dizem. Será que os benefícios compensam a aporrinhação? Eu voto com o relator.

[mas como tu és azarado, pá]
;-)