sábado, 17 de novembro de 2007

Garimpo paulistano

Essa semana estive em São Paulo e aproveitei para dar conhecer a nova Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Realmente é uma loja imensa. Honestamente me dá a impressão de ter mais acervo do que a Waterstone's Piccadilly em Londres, que é a maior livraria da Europa. Mas isso deve ser pura loucura da minha cabeça.

Resultados do garimpo:

- Animal Crackers (DVD): filme dos Irmãos Marx de 1930, horrendamente traduzido como "Os Galhofeiros". Ok, esse é fácil de achar e até que não estava barato, mas bateu vontade de ouvir o "hino" do Groucho: "Hoorray for Capt. Spaulding, the african explorer..."


- A Dupla Vida de Véronique (DVD): clássico essencial do Kieslowski, mais de uma hora de extras, preço bom. Imperdível. A trilha do Zbigniew Preisner é uma das mais comoventes da história.

- Katia B - Espacial (CD): voz linda, repertório de primeira e arranjos impecáveis. Mas eu fiquei um pouco frustrado. O primeiro disco da Katia B foi um negócio absolutamente inovador (pelo menos eu achei). Quando ela lançou o segundo (Só Deixo Meu Coração Na Mão De Quem Pode) eu esperava que ela fosse repetir a fórmula, mas veio um disco absolutamente inusitado e lindissimo. Acho que eu estava esperando outra surpresa para o terceiro, mas basicamente é um disco nos mesmos moldes do anterior. Eu gosto muito do Vitor Ramil, mas acho que a parceria de composição com a Katia B está um pouco repetitiva, tipo a do Totonho com a Ana Carolina. - Mas... no final das contas ninguém consegue estar no seu nível máximo de desempenho o tempo todo, certo? Em geral o disco está muito bom, embora não surpreenda.


- Rodrigo Rodrigues - Fake Standards (CD): esse era o azarão e foi a grande descoberta do dia. A história foi a seguinte. As listening stations estavam pifadas e para ouvir algum CD o índio tinha que ir numa ilha habitada por mocinhas grosseiras e cercada de gente por todos os lados. Eu já tinha pagado meus pecados um par de vezes ali e decidido o que iria comprar. Eis que vejo a capa desse disco. Nunca tinha ouvido falar do Rodrigo Rodrigues (santa ignorância, Batman!), mas gostei da capa, do repertório e do preço (20 paus). Levei no escuro. O disco é divino, basicamente com versões voz/violão para standards do Jazz, com exceção de Caramel da Suzanne Vega. Olha, depois que ouvi Love Me or Leave Me na voz da Billie Holiday duvidei que alguém pudesse fazer algo mais que prestasse com essa música. Como sói ocorrer, eu estava errado. Li algumas críticas comparando a interpretação dele com a do Chet Baker, coisa que era inevitável. Mas em alguns momentos ele me lembra demais o John Pizzarelli, coisa que não li ninguém comentar. Depois descobri que o Rodrigo Rodrigues fez parte do grupo Música Ligeira com Mario Manga e Fábio Tagliaferri e faleceu em 2005, de leucemia. Foi triste descobrir que esse artista já se foi desta para melhor, mas antes de partir deixou essa pérola para nós. Para quem se interessar: http://www.dubas.com.br/catalogo.php?idioma=en&crit=ind&cod=un0097.

Nenhum comentário: