sábado, 17 de novembro de 2007

O bósnio louco conseguiu de novo!


Quando vi o filme Underground - Mentiras de Guerra em 1995, fiquei pasmado, cataléptico, estupificado, flabbergasted - esse filme foi uma epifania para mim e desde então não assisti nenhum outro que o superasse. Uma grande parte dessa magia é garantida pela estupenda música de Goran Bregovic. Olha, realmente me faltam palavras para descrever o quanto esta trilha sonora é especial pra mim. Eu comprei o disco a duras penas em 96 (era carissimo, eu era estudante e vivia duro) e perdi ele quando me roubaram um carro em 98. Anos depois achei e comprei de novo. Já o filme é absolutamente impossível de encontrar em DVD no Brasil. Quem ainda tem aparelho videocassete pode locar a única cópia que conheço, em VHS, na Espaço Vídeo. Aproveitei a minha ida pra Londres há pouco para encomendar o DVD através da Rosana, junto com Overpowered, o novo disco da Róisin Murphy, em cujo inviolado lacre estou faminto para deitar minhas imundas falanges. Me refiro ao disco, não à artista, cujo lacre já deixou de ser inviolado faz muito tempo. Não que eu não desejasse deitar minhas falanges ali também, para ser honesto. Mas estou digredindo: isso é outra história.


De volta ao Bregovic, estava numa Fnac no Porto com a Micha e o Nuno quando esses olhos que a terra há de comer caíram sobre um CD com o seguinte título: Goran Bregovic - Karmen, with a Happy Ending. Comprei na hora. Bastou ouvir pela primeira vez para concluir: o bósnio louco conseguiu de novo! É um grande disco, uma brincadeira divertida, linda e sensível com a temática da famosa ópera Carmen de Bizet (não confundir com o Karma de Bizet da Matilda Kovak). Recomendo, mas só para quem quer um alívio das fórmulas tradicionais, naturalmente. Para desintoxicar de tanto rock não é preciso um xote-chamegá, só... música dos Balcãs! Compre o disco, meu filho, e desenrock-se. Desintoxique-se desse apocalipse.


Por ora era Wilson. Vou dar uma atenção pro Farouk que está aqui do meu lado miando e ameaçando comer o cabo do carregador do celular. Ne Siam Kurve Tuke... Ne, Ne, Ne! Sijam Prostitutke!

Nenhum comentário: